A gigante de cartões de crédito American Express divulgou um balanço impressionante para o terceiro trimestre, impulsionado por um segmento específico de sua clientela, enquanto figuras proeminentes do mercado financeiro, como Jamie Dimon, alertam para riscos sistêmicos no setor de crédito.
Resultados Superam Expectativas
Na sexta-feira, a American Express anunciou um salto de 16% em seus lucros no terceiro trimestre, um resultado atribuído ao aumento dos gastos, especialmente entre seus clientes mais ricos. A empresa, sediada em Nova York, reportou um lucro de $2,9 bilhões, um aumento significativo em relação aos $2,51 bilhões registrados no mesmo período do ano anterior. O lucro por ação atingiu $4,14, superando os $3,49 do ano passado e excedendo as previsões dos analistas. Como resultado, a companhia elevou suas projeções de lucro para o ano inteiro.
Concorrência Aquece o Mercado de Alta Renda
Mais uma vez, o desempenho da AmEx foi beneficiado pelo aumento do volume de transações em todos os seus produtos. Um movimento estratégico recente da empresa foi a atualização de seu icônico cartão Platinum, que passou a oferecer mais vantagens e recompensas, mas também teve sua anuidade elevada para $895. O mercado de cartões de crédito para clientes de alta renda tornou-se um campo de batalha competitivo, principalmente no último semestre, com grandes players lançando novos produtos ou reformulando os existentes para atrair consumidores. O JPMorgan Chase, por exemplo, renovou seu cartão Chase Sapphire Reserve em junho, e o Citigroup lançou o Citi Strata em setembro.
Adesão do Consumidor e Aumento de Gastos
Dados compartilhados pela AmEx com investidores indicam que os clientes não se intimidaram com a anuidade mais alta nem com a concorrência acirrada. Em apenas três semanas, a empresa recebeu 500.000 solicitações de clientes para trocar seus cartões pela nova versão com acabamento espelhado, um número que os executivos esperavam atingir somente no final do ano. “A demanda inicial e o engajamento dos clientes superaram nossas expectativas, com as novas aquisições de contas U.S. Platinum dobrando em comparação com os níveis pré-lançamento”, afirmou Steve Squeri, CEO e presidente da companhia. O gasto médio nos cartões AmEx no trimestre foi de $6.387, um aumento de 5% em relação ao ano anterior. Além disso, os clientes continuam a carregar saldos maiores em seus cartões, com a empresa reportando $138,95 bilhões em empréstimos, um crescimento de 8% em um ano.
O Alerta de Jamie Dimon e o Risco de Crédito
Apesar do otimismo em alguns setores, há um temor crescente no mercado de crédito. A situação foi apelidada de “Cockroach Crash” (A Quebra da Barata) após um comentário de Jamie Dimon, CEO do JPMorgan. Ele utilizou a conhecida máxima do mercado de que “quando você vê uma barata, provavelmente há mais por perto”, gerando uma onda de ansiedade sobre a exposição do sistema financeiro ao crédito. Dimon se referia às recentes falências do fornecedor de autopeças First Brands e da financeira de crédito automotivo subprime Tricolor, alertando que o tipo de empréstimo de maior risco que levou essas empresas à insolvência pode ser um problema mais generalizado do que o mercado imagina.